sábado, 5 de junho de 2010

Sentidos


Nunca me tinha apercebido o quão importante é para nós os sentidos: visão, tacto, paladar, olfacto, audição.


Como será que uma pessoa vive sem um desses sentidos. Suponho que viva tal e como nós, mas com essa diferença.


Mas uma coisa será alguém que já nasceu sem um desses sentidos, outra, é quando já é adulta e perde-o. Eu não sei o que essa pessoa pode sentir, porque nunca convivi com alguém assim, mas já experimentei fazer jogos de invisuais, o que posso dizer é que a sensação de não podermos ver é horrível, mas ao mesmo tempo parece que os outros sentidos se apuram. Podemos não ver, mas ao mesmo tempo os outros sentidos ajudam-nos a ter força, para continuar pois por mais que um obstáculo possa parecer difícil, não pode ser o suficiente para nos deter. Não sei o que faria sem um deles, pois por mais que possamos achar que eles não são importantes, cada um tem a sua função, cada um tem a sua importância.


Digamos que a visão é o sentido que considero o mais importante, pois é com ela que consigo observar as coisas, e poder dizer se gosto ou não daquilo. Foi com ela que te consegui observar, foi ela que transmitiu ao meu cérebro que por sua vez transmitiu ao meu coração, que tu eras o tal.


Com a audição, consigo ouvir o cantar dos pássaros, os carros que passam na ruas, as pessoas a falar e do que falam. Foi com ela que ouvi as primeiras palavras que saíram da tua boca, e o quão importantes elas continuam a ser para mim, não saberia o que fazer se não as conseguisse ouvir.

O tacto é daquelas coisas em que, eu posso agarrar num objecto, sem o ver e poder dizer o que é. É poder sentir as tuas mãos nas minhas, saber que caminhas a meu lado, que nunca me irás abandonar, é poder sentir que os teus braços conseguem envolver-se no meu corpo. Isso dá-me tranquilidade, e uma vontade enorme de correr para ti, só para sentir o prazer que a vida dá.

O olfacto é poder cheirar isto ou aquilo antes de saborear, poder sentir o cheiro do teu perfume, cheirar a brisa do mar, quem me dera que o teu cheiro estivesse sempre comigo, é agradável poder senti-lo.

Finalmente o último sentido é paladar, o que faria uma pessoa se não pudesse sentir o que come, era como se não tivesse a comer, se para mim é demasiado complicado, não poder sentir o paladar dos alimentos, o que será não sentir a comida durante anos.

Sem dúvida que sem um destes sentidos não conseguiria ser a mesma pessoa, porque todos eles têm a sua importância, num dado momento, num dado local, com mais ou menos “utilização”, mas todos têm a sua importância, por isso mesmo quero preservá-los o tempo que for preciso…


Assim como te quero preservar para o resto da minha vida…

Não saberia, não te ter...

2 comentários:

  1. Às vezes pergunto-me onde te vais inspirar para escrever estes textos...

    Acho que perdi o jeito pa estas coisas...

    Sensações!!!Que bom é sentir!!
    "Sentir tudo de todas as maneiras" era o que deveríamos fazer sempre...contudo há sempre estas pessoas, sempre pessoas que nao o conseguem fazer...
    Não há uns piores que outros...sao todos maus...acredita...
    E quem tem experiencia nisto sabe bem o que falo...há estudos que tentam definir o pior, mas não conseguem...
    Mas as pessoas, elas sao fantásticas...com uma vontade de viver incrivel!!E isso sim é o melhor de tudo!

    ResponderEliminar
  2. Não é fácil, inspirar-me, assim como não é difícil. Este texto por exemplo foi sobre uma reportagem de invisuais.
    Bjinho Love you

    ResponderEliminar